
FORMAÇÃO EM
PSICANÁLISE
Venha viver a psicanálise com a EPC! Aqui o percurso é contínuo e repleto de novos saberes, vivências e aprofundamentos!
Ingresso
Etapa 01 – Acolhimento inicial com psicanalista da EPC: apresentação do programa, critérios de participação e esclarecimento de dúvidas.
Etapa 02 – Envio e análise da documentação.
Etapa 03 – Oficialização do ingresso.
Valor
Metodologia
Vivência contínua da psicanálise por meio de seminários, estudos clínicos, leitura das obras de Freud e participação em diversos eventos.
Modalidade
Estudo teórico-clínico- online. Encontros síncronos e material complementar assíncronos disponibilizados ao longo do percurso.
Duração
O valor investido refere-se à participação por 36 meses nos diferentes espaços de transmissão da psicanálise, descritos a seguir.
Requisitos
(1) Ter conhecimento das bases teóricas da psicanálise e demonstrar interesse em aprofundá-las.
(2) Estar em processo de análise durante todo o percurso (com apresentação de declaração semestral).
(3) Ter disponibilidade para participar dos encontros síncronos oferecidos (conforme cronograma do percurso).
(4) Ter concluído graduação em curso de nível superior reconhecido pelo MEC.
O PERCURSO
ESTUDO
TEÓRICO-CLÍNICO
Estudo das principais obras que compõem as bases da psicanálise. Conteúdo transmitido através de: seminários teóricos; encontros de discussão dos conceitos freudianos; introdução aos pós-freudianos; estudos clínicos. Tem-se ainda as atividades gerais: café & psicanálise; luz, câmera & psicanálise; e seminários de curta duração.
ANÁLISE
SUPERVISÃO
PRODUÇÃO TEÓRICA
1 . ESTUDO TEÓRICO-CLÍNICO

Seminários das Obras de Freud

Discussão dos conceitos Psicanalíticos e Clinica Psicanalítica

Introdução aos Pós-Freudianos
Espaços voltados para o estudo do pensamento de A. Freud, M Klein, D. Winnicott, e J. Lacan.

Estudos Clínicos
ATIVIDADES GERAIS

Seminários de curta duração - Lives EPC

Café & Psicanálise
Convidados debatem temas da psicanálise e sua relação com a cena contemporânea. Periodicidade: encontros bimestrais.

Luz, Câmera & Psicanálise

Seminário de Pesquisa
2 . ANÁLISE
A análise pessoal é um ponto de partida essencial no percurso psicanalítico. Mais do que uma exigência formal, trata-se de uma experiência íntima e transformadora, que permite ao estudante vivenciar aquilo que, mais adiante, sustentará em sua prática clínica. Cada estudante tem a liberdade de escolher o analista com quem deseja realizar suas sessões, podendo ser vinculado à EPC ou não. O importante é que esse espaço de escuta seja cultivado como parte viva da jornada.
Durante o percurso, será necessário apresentar a declaração de realização da análise, assinada pelo analista responsável — um registro ético do compromisso com essa etapa fundamental.

3 . SUPERVISÃO

A supervisão é o espaço onde a clínica se encontra com a troca e a reflexão. É nela que o estudante pode levar suas experiências, dúvidas e inquietações, colocando em diálogo sintomas, fantasias, desejos e situações clínicas que emergem na prática. Esse processo é vivido em grupos, semestralmente, e conduzido por psicanalistas vinculados à EPC com base na clínica contemporânea. Mais do que uma orientação técnica, a supervisão é um exercício de construção coletiva, onde cada um encontra respaldo e novas perspectivas para seu caminho.
Assim como na análise, a supervisão respeita o tempo e a singularidade de cada percurso, oportunizando uma experiência concreta de aproximação com a clínica psicanalítica.
4 . PRODUÇÃO TEÓRICA
O percurso psicanalítico também passa pela escrita. Ao longo do percurso, cada estudante elabora dois artigos, nos quais articula teoria, reflexões pessoais e vivencias da experiência. Esse exercício não é apenas de produção do saber, mas uma forma de inscrever no papel a singularidade do próprio percurso — registrando descobertas, problematizações e caminhos que vão se revelando.
Para isso, a EPC oferece espaços de trocas, discussões e socialização das produções. Muitas vezes, esses textos se transformam em publicações, ou são apresentados em seminários e encontros promovidos pela escola e por associações psicanalíticas parceiras.

Equipe - Turma 34

Carlos
Moura
Psicanalista. Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Laboratório de Etnopsicologia da FFCLRP-USP/FAPESP.

Carolina
Miranda
Psicanalista, com formação sustentada pelo tripé analítico composto por instituições de psicanálise, grupos de estudos independentes e cursos livres. Pós-graduada em Psicanálise Contemporânea do Século XXI (FAAP). Graduada em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em História da Arte (PUC-SP). Especialista em Psicanálise e Adolescência (EPC). Pós-graduanda em Psicanálise e Adolescências (Sirius–EPC). Integrante e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Adolescência (NEPPA/EPC). Podcaster do "Sepapod" (podcast do NEPPA/EPC), com temas voltados à adolescência, cultura, contemporaneidade e psicanálise.

Psicanalista. Possui graduação em Filosofia (Faculdade Única/MG) e Serviço Social (ULBRA/RS). Especialista em Psicanálise (Faculdade Única/MG); e Neurociências e comportamento (Faculdade Intervale/MG). Mestrado em Serviço Social (PUC/RS). Docente de cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos em Psicanálise e Adolescência (NEPPA/EPC); e ao Núcleo de estudos das obras de W. Bion (Instituto W. Bion/POA). Interessa-se especialmente pelas relações entre psicanálise, arte, estética, subjetivação e políticas do cuidado, propondo uma escuta que ultrapassa o setting tradicional e se inscreve no cotidiano e nas tramas sociais.

Psicanalista. Graduada em Artes Visuais. Possui especializações em Psicanálise, em Cultura e criação e em Liderança e gestão de equipes. Coordenadora de grupos de estudo e grupos de supervisão junto ao ITP- Instituto tripé psicanalítico e segue construindo seu percurso contínuo na psicanálise de orientação Freud Lacaniana junto a EA do inconsciente.

Psicanalista. Graduado em Tecnologia em Comércio Exterior (FATEC-SP). Graduando em Psicopedagogia. Especialista em Neuropsicanálise e Terapia de Casal (Facuminas-MG). Especialista em Neuropsicologia (Faculdade Metropolitana/SP). Especialista em Gestão de Negócios (FATEC-SP) e em Gestão de Projetos (MAX PLANCK-SP). Mestrando em Educação.

Psicanalista. Graduada em Administração de Empresas com ênfase em comércio exterior pelo Centro Universitário de Cascavel – UNIVEL. Pós-graduada em Psicanálise Clinica pela EMH- UNIFAAT. Cofundadora do Instituto Tripe Psicanalítico. Coordenação do núcleo feminino da AMPE. Implementadora NR1 Saúde mental e emocional corporativa.

Psicanalista, Psicopedagogo, Professor e Escritor. Bacharel em Direito – (Universidade Salesiana de Direito/UNISAL). Licenciado em História (Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena). Especialista em Psicologia e Psicanálise (Faculdade Metropolitana de São Paulo). Especializando em Psicanálise da infância e da adolescência (Escola Mineira de Humanidades, em parceria com a Faculdade Mineira Educacional). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Pe. João Bagozzi).

Psicanalista. Graduada em Direito. Possui especializações em Sexologia pela UNOESC (pós-graduação latu sensu); em Filosofia e Psicanálise pela FAMA-RO (pós-graduação latu sensu); em Psicanálise pela EMH-UNIFAAT (pós-graduação latu sensu). É pós-graduanda em Sexologia Clínica pela FAMEESP. Formada em Tanatologia e Enfrentamento do Luto, com atualização em Luto em Cuidados Paliativos. Atende casais na abordagem psicanalítica e sexológica, e possui capacitação em Alzheimer com foco em Intervenção Cognitiva.

Psicanalista, escritor, professor e comunicólogo. Possui graduação em Comunicação Social (UBC). Especializado em Psicanálise com Adolescentes e Semiótica e Análise do Discurso. Pós-graduado em Psicanálise e Análise do Cotidiano (PUC). Coordenador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Adolescência (Neppa/EPC). Desenvolve diversos conteúdos, textos, transmissões que envolvam psicanálise, cultura e contemporaneidade. Podcaster em “Psicanálise e Comunicação”. Autor de 3 volumes de “Psicanálise e Comunicação”.

Psicanalista, professora e atriz. Graduada em Educação Artística – Teatro (bacharelado e licenciatura) FURB-SC. Especializada em Psicologia Intercultural na prática clínica (PSI Terapia no Exterior – EUA). Especialista em Psicanálise: Clínica Lacaniana (Unifil/ESPE-PR). Especialista em Fundamentos estéticos e metodológicas da arte. Mestre em Teatro pela UDESC-SC. Cursou as disciplinas de doutoramento no PPGAC da UDESC-SC como aluna de regime especial. Psicanalista no Diretório Internacional do Psi Terapia no Exterior e na VM Psicanálise.
RELATOS DO PERCURSO
SAIBA MAIS
Sobre o percurso
Entendemos a psicanálise como um percurso singular e permanente. Mais do que um curso, ela se constitui em vivência, imersão e aprofundamento contínuo. Os espaços oferecidos têm como propósito sustentar a troca, a escuta e a reflexão, promovendo o constante avanço na teoria e na prática clínica psicanalítica.
Vinculação
A vinculação tem a duração de 36 meses. Ao final desse período, o/a estudante poderá dar continuidade ao percurso na EPC, integrando-se a outros espaços de formação permanente – como grupos de pares, núcleos de pesquisa, pós-graduação, e cursos complementares – fortalecendo, assim, sua inserção e desenvolvimento no campo da psicanálise.
Reconhecimento e exercício da clínica
O percurso em Psicanálise oferecida pela EPC constitui-se como Curso Livre, nos termos da legislação brasileira, sendo amparada pela LDB (Lei nº 9.394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e pelo Decreto nº 2.208/97.
Formação permanente
A proposta da EPC é construída a partir da noção de formação permanente. Durante o período de vinculação, o/a estudante participa de diferentes espaços de aprendizagem e transmissão, todos planejados com o objetivo de oferecer a base teórica e clínica necessária para sustentar a vivência e a prática da psicanálise.
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!
12
PARCELAS DE
R$150,00
(CARTÃO DE CRÉDITO, BOLETO OU PIX)
À VISTA
R$1.800,00
PERGUNTAS FREQUENTES
1. O que é o percurso oferecido pela EPC?
O percurso em Psicanálise oferecido pela Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC) constitui uma experiência vivencial, centrada nos diversos espaços de transmissão da psicanálise. Ao ingressar, o/a estudante, ao longo de 36 meses, participa de diferentes espaços de estudo, supervisão e interlocução entre pares, compondo um percurso singular de formação. A análise pessoal é requisito indispensável durante esse período, sendo compreendida como eixo fundamental do processo formativo.
Importante ressaltar que, na EPC, não trabalhamos com modelos formatados ou regulamentados. Nossa proposta respeita as bases ortodoxas da psicanálise, entendendo o percurso como uma jornada única e particular a cada sujeito.
O percurso é destinado a profissionais graduados em diversas áreas, que possuam interesse genuíno na vivência da experiência psicanalítica, independentemente de sua formação de origem.
2. Ao concluir o período de vinculação, serei psicanalista?
3. Quanto tempo dura a vinculação?
4. O que vivenciarei no período de vinculação?
5. O conteúdo são aulas gravadas?
6. A análise é obrigatória?
A análise é obrigatória para a vivência do percurso. A/o estudante é livre para a escolha do/a profissional, podendo ser vinculado à EPC ou outra Instituição.
7. Terei direito a certificado?
Caso o estudante tenha interesse, a Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC) emite um documento que atesta a participação nos espaços de transmissão da psicanálise. É importante destacar que este documento não se configura como certificado nos moldes acadêmico ou profissionalizante, uma vez que o percurso em psicanálise não segue as normativas estabelecidas pelo MEC nem por instituições regulamentadoras. Além disso, o documento não constitui, por si só, autorização para o exercício clínico, pois a prática em psicanálise decorre de um processo contínuo de formação, que envolve análise pessoal, estudo teórico, supervisão e vivência entre pares.
8. O percurso em psicanálise é regulamentado pelo MEC?
Não. O percurso em Psicanálise oferecido pela EPC não está vinculada ao Ministério da Educação. Ele constitui-se como uma jornada livre, pautada pela experiência nos diferentes espaços de transmissão, e é amparado pela legislação educacional vigente (LDB – Lei nº 9.394/96, Decreto nº 2.494/98 e Decreto nº 2.208/97).
9. A vinculação oferece estágio, carteirinha e registro em conselho?
Não. A psicanálise, no Brasil, não é regulamentada como profissão de classe. Por isso, não há registro em conselho, emissão de carteira profissional com valor legal ou realização de estágios nos moldes exigidos por cursos regulamentados.
O exercício da psicanálise se configura como uma ocupação legítima, reconhecida social e juridicamente, mas que se transmite por meio de um percurso singular: análise pessoal, supervisão e participação em espaços de estudo e transmissão. A psicanálise se regula, historicamente, pela interação entre pares e pelos espaços institucionais, e é justamente nessa experiência viva — e não em regulamentações formais — que se sustenta a formação do psicanalista.