FORMAÇÃO EM

PSICANÁLISE

Venha viver a psicanálise com a EPC! Aqui o percurso é contínuo e repleto de novos saberes, vivências e imersão!

Ingresso

Turma 33 - Início - 12/08/25

Etapa 01 – Acolhimento inicial com psicanalista da EPC: apresentação do programa, critérios de participação e esclarecimento de dúvidas.
Etapa 02 – Envio e análise da documentação.
Etapa 03 – Oficialização do ingresso.

Valor

12
parcelas de
R$150,00
(cartão de crédito, boleto ou pix).
R$1.800,00
à vista.
* O valor inclui a participação em todas as atividades síncronas: aulas, seminários, estudos clínicos, estudos teóricos, seminários de curta duração, eventos abertos e espaços de supervisão. O investimento contempla ainda o acesso completo aos conteúdos assíncronos disponibilizados nas trilhas da Formação.

Metodologia

Vivência contínua da psicanálise por meio de seminários, estudos clínicos, leitura das obras de Freud e participação em diversos eventos. A formação contempla ainda espaços de análise e supervisão, fundamentais para a experiência e aprofundamento clínico.

Modalidade

Estudo teórico-clínico- online. Encontros síncronos e material complementar assíncronos disponibilizados ao longo do percurso.

Duração

O valor investido refere-se à participação por até 36 meses nos diferentes espaços de transmissão da psicanálise, descritos a seguir.

Requisitos

(1) Ter conhecimento das bases teóricas da psicanálise e demonstrar interesse em aprofundá-las.

(2) Estar em processo de análise durante todo o percurso (com apresentação de declaração semestral).

(3) Ter disponibilidade para participar dos encontros síncronos oferecidos (conforme cronograma do percurso).

(4) Ter concluído graduação em curso de nível superior reconhecido pelo MEC.

O PERCURSO

ESTUDO
TEÓRICO-CLÍNICO

Estudo das principais obras que compõem as bases da psicanálise. Conteúdo transmitido através de: seminários teóricos; encontros de discussão dos conceitos freudianos; introdução aos pós-freudianos; estudos clínicos. Tem-se ainda as atividades gerais: café & psicanálise; luz, câmera & psicanálise; e seminários de curta duração.

ANÁLISE

Condição obrigatória para a vivência do percurso. O/a estudante tem a opção de realizar a análise com outro profissional/Instituição, tendo de cumprir carga horária mínima e apresentar atestado dessas para finalização da Formação.

SUPERVISÃO

Discussão e reflexão sobre a prática clínica. O/a estudante experiencia espaços de reflexão de casos da clínica.

PRODUÇÃO TEÓRICA

Espaços de reflexão, pesquisa e produção teórica com base nos estudos teóricos-clínicos. Possibilidade de publicação em periódicos e apresentação em conferências e seminários.

1 . ESTUDO TEÓRICO-CLÍNICO

Seminários das Obras de Freud
Estudo contínuo das obras/textos de Sigmund Freud.
Periodicidade: encontros mensais.
Discussão dos conceitos Psicanalíticos e Clinica Psicanalítica
Aprofundamento dos conceitos que compõe a abordagem psicanalítica. Contempla: Conceitos básicos; Teoria Freudiana; Sexualidade e Complexo de Édipo; Psicanálise com Crianças; Técnica Psicanalítica; Psicanálise contemporânea; Psicopatologia Psicanalítica; e Clínica Psicanalítica.
Periodicidade: encontros mensais + trilhas do conhecimento (aulas gravadas).
Introdução aos Pós-Freudianos

Espaços voltados para o estudo do pensamento de A. Freud, M Klein, D. Winnicott, e J. Lacan.

Periodicidade: encontros mensais.
Estudos Clínicos
Seminários que discutem a clínica contemporânea a partir de diferentes casos.
Periodicidade: encontros mensais.

ATIVIDADES GERAIS

Espaços abertos de transmissão da psicanálise.
Seminários de curta duração - Lives EPC
Encontros de discussão dos principais temas da clínica contemporânea.
Café & Psicanálise

Convidados debatem temas da psicanálise e sua relação com a cena contemporânea. Periodicidade: encontros bimestrais.

Luz, Câmera & Psicanálise
Debates da teoria psicanalítica tendo como base filmes, seriados e documentários. Periodicidade: encontros bimestrais.
Seminário de Pesquisa
Apresentação das produções científicas, resultado dos estudos dos núcleos de estudo e pesquisa da EPC.

2 . ANÁLISE

A análise é condição obrigatória para aqueles que vivenciam o percurso psicanalítico.

Importante: É condição para o ingresso/permanência na Formação a vivência da análise.

O/a estudante pode realizar as sessões com profissionais da sua escolha- sejam vinculados à EPC ou não.

Durante o percurso a/o estudante deverá proceder com a entrega da declaração de realização de análise, assinada pela/o profissional responsável.

3 . SUPERVISÃO

A Supervisão consiste num espaço de trocas, reflexões, problematizações e estudos com base em situações clínicas.

É também o lugar onde podem ser levadas as questões relativas ao sintoma, à fantasia, aos desejos, às passagens ao ato, aos acting-outs, dentre outros.

Metodologia: A supervisão ocorre em espaços grupais e é direcionada por discussões da clínica contemporânea.

Importante: Os grupos de supervisão são oferecidos semestralmente. O principal objetivo consiste em oportunizar uma experiência concreta de acompanhamento da clínica psicanalítica.

4 . PRODUÇÃO TEÓRICA

Durante o percurso o/a estudante elabora 02 artigos – articulando com as bases teóricas, reflexões pessoais e experiência clínica.

Para a produção textual, o/a estudante conta com espaços de trocas, discussões e socialização das propostas e produções.

Os materiais produzidos em meio ao percurso poderão ser submetidos à periódicos e apresentados em Seminários e eventos da EPC e demais Associações psicanalíticas.

Equipe - Turma 33

Ana Cristina

Paes

Psicanalista. Especialista em Filosofia e Autoconhecimento (PUC/RS). Especialista em Neurociência da Aprendizagem. Graduada em Gestão de Recursos Humanos.

Carina

Camacho

Psicanalista. Professora. Possui especializações em Psicanálise e Ensino a Distância. Graduada em História e graduanda em Antropologia. No campo da transmissão, atua com linhas de estudos voltadas a Sándor Ferenczi e Sigmund Freud.

Carlos

Moura

Psicanalista. Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Laboratório de Etnopsicologia da FFCLRP-USP/FAPESP; Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas).

Carolina

Miranda

Psicanalista, com formação sustentada pelo tripé analítico composto por instituições de psicanálise, grupos de estudos independentes e cursos livres. Pós-graduada em Psicanálise Contemporânea do Século XXI (FAAP). Especialista em Psicanálise e Adolescência (EPC). Pós-graduanda em Psicanálise e Adolescências (Sirius–EPC). Graduada em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em História da Arte (PUC-SP). Integrante e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Adolescência (NEPPA/EPC). Podcaster do "Sepapod" (podcast do NEPPA/EPC), com temas voltados à adolescência, cultura, contemporaneidade e psicanálise.

Darci

Martins

Psicanalista. Possui especializações em psicanálise e filosofia. Graduado em Filosofia e Gestão Ambiental. Graduando em Psicologia. Proprietário da DM Desenvolvimento Humano.

Fabricio

Tavares

Psicanalista. Mestrado em Serviço Social (PUC/RS). Especialista em Psicanálise (Faculdade Única/MG); e Neurociências e comportamento (Faculdade Intervale/MG). Possui graduação em Filosofia (Faculdade Única/MG) e Serviço Social (ULBRA/RS). Docente de cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos em Psicanálise e Adolescência (NEPPA/EPC); e ao Núcleo de estudos das obras de W. Bion (Instituto W. Bion/POA). Interessa-se especialmente pelas relações entre psicanálise, arte, estética, subjetivação e políticas do cuidado, propondo uma escuta que ultrapassa o setting tradicional e se inscreve no cotidiano e nas tramas sociais.

Flávia

Carvalho

Psicanalista. Pós-graduanda em psicanálise clínica. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Graduada em administração. Graduanda em Psicologia.

Gisélia

Martini

Psicanalista. Possui especializações em Psicanálise , em Cultura e criação e em Liderança e gestão de equipes. Graduada em Artes Visuais. Coordenadora de grupos de estudo e grupos de supervisão junto ao ITP- Instituto tripé psicanalítico e segue construindo seu percurso contínuo na psicanálise de orientação Freud Lacaniana junto a EA do inconsciente.

Marcos

Simões

Psicanalista. Mestrando em Educação. Especialista em Neuropsicologia (Faculdade Metropolitana/SP). Especialista em Neuropsicanálise e Terapia de Casal (Facuminas-MG). Especialista em Gestão de Negócios (FATEC-SP) e em Gestão de Projetos (MAX PLANCK-SP). Graduado em Tecnologia em Comércio Exterior (FATEC-SP). Graduando em Psicopedagogia.

Meg

Lima

Psicanalista. Pós-graduada em Psicanálise Clinica pela EMH- UNIFAAT. Graduada em Administração de Empresas com ênfase em comércio exterior pelo Centro Universitário de Cascavel – UNIVEL. Cofundadora do Instituto Tripe Psicanalítico. Coordenação do núcleo feminino da AMPE. Implementadora NR1 Saúde mental e emocional corporativa.

Pedro

Bueno

Psicanalista, Psicopedagogo, Professor, Bel. em Direito (com atuação no Judiciário Federal), Escritor. Especialista em Psicologia e Psicanálise (Faculdade Metropolitana de São Paulo). Especializando em Psicanálise da infância e da adolescência (Escola Mineira de Humanidades, em parceria com a Faculdade Mineira Educacional). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Pe. João Bagozzi). Bacharel em Direito – (Universidade Salesiana de Direito/UNISAL. Licenciado em História (Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena).

Renata

Posada

Psicanalista. Possui especializações em Sexologia pela UNOESC (pós-graduação latu sensu); em Filosofia e Psicanálise pela FAMA-RO (pós-graduação latu sensu); em Psicanálise pela EMH-UNIFAAT (pós-graduação latu sensu). É pós-graduanda em Sexologia Clínica pela FAMEESP. Graduada em Direito.

Sandro

Cavallote

Psicanalista, escritor, professor e comunicólogo. Especializado em Psicanálise com Adolescentes e Semiótica e Análise do Discurso. Pós-graduado em Psicanálise e Análise do Cotidiano (PUC). Possui graduação em Comunicação Social (UBC). Coordenador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Adolescência (Neppa/EPC). Desenvolve diversos conteúdos, textos, transmissões que envolvam psicanálise, cultura e contemporaneidade. Podcaster em “Psicanálise e Comunicação”. Autor de 3 volumes de “Psicanálise e Comunicação”.

Valéria

Maria

Psicanalista, professora e atriz. Especializada em Psicologia Intercultural na prática clínica (PSI Terapia no Exterior – EUA). Especialista em Psicanálise: Clínica Lacaniana (Unifil/ESPE-PR). Mestre em Teatro pela UDESC-SC. Especialista em Fundamentos estéticos e metodológicas da arte e Graduada em Educação Artística – Teatro (bacharelado e licenciatura) FURB-SC. Cursou as disciplinas de doutoramento no PPGAC da UDESC-SC como aluna de regime especial. Psicanalista no Diretório Internacional do Psi Terapia no Exterior e na VM Psicanálise.

RELATOS DO PERCURSO

SAIBA MAIS

Sobre o percurso

Consideramos a psicanálise um percurso singular e permanente. Ela é vivência, imersão e aprofundamento. Os espaços oferecidos têm por objetivo a troca, as reflexões e o constante aprofundamento da teoria e da clínica psicanalítica.

Vinculação

A vinculação tem a duração de até 36 meses. Concluído o período, o/a estudante poderá dar continuidade ao percurso na EPC participando de outros espaços de formação permanente- Pares, NEPPA, cursos – dentre outros.

Reconhecimento e exercício da clínica

A Formação oferecida pela EPC constitui-se num CURSO LIVRE. É amparada pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97).

Formação permanente

O percurso que oferecemos é construído na perspectiva de formação permanente.

Durante o período de vinculação a/o estudante participa de diferentes espaços. Todos foram planejados com o intuito de oferecer a base teórica e clínica que sustenta a vivência da psicanálise.

NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!

12

PARCELAS DE

R$150,00

(CARTÃO DE CRÉDITO, BOLETO OU PIX)

À VISTA

R$1.800,00

PERGUNTAS FREQUENTES

1. É necessário ser psicólogo ou médico para realizar a Formação?
O percurso oferecido pela EPC é destinado a profissionais graduados em diversas áreas, que tenham interesse genuíno na vivência da experiência psicanalítica, independentemente da formação original.
Ocupar o lugar de psicanalista consiste num processo singular, subjetivo e contínuo. O percurso oferecido pela EPC proporciona uma vivência profunda dos espaços fundamentais para esta constituição- o qual deverá ser aprofundado na experiência pessoal de análise- espaço onde esse desejo pode, de fato, emergir e se consolidar.
Destacamos que o percurso é contínuo e carece de constante aprofundamento. A trajetória vivenciada com a EPC consiste em até 36 meses. Após, a/o estudante pode seguir vinculado participando do GRUPO PARES, ou outros cursos oferecidos pela EPC- tendo de investir novos valores.
Estão inclusos inúmeros eventos: seminários, aulas, estudos teóricos, estudos clínicos, acesso à plataforma com aulas gravadas (trilhas) e demais eventos abertos da EPC. Também é disponibilizada a participação em um grupo de supervisão para a vivência da experiência clínica. Sempre apresentamos o cronograma anual no início de cada semestre.
Oferecemos, sim, conteúdos gravados, porém estes são introdutórios e basilares. O percurso se constrói a partir dos espaços AO VIVO de interação- seminários, estudos teóricos, estudos clínicos- assim como, e essencialmente, da vivência da análise e da participação em espaços de supervisão. A transmissão da psicanálise se dá para e entre pares. A participação em espaços de interação é fundamental e constitutiva da experiência psicanalítica. Além disso, consideramos a análise como espaço fundamental da construção do psicanalista.

A análise é obrigatória para a vivência do percurso. A/o estudante é livre para a escolha do/a profissional, podendo ser vinculado à EPC ou outra Instituição.

A EPC emite um documento que certifica a participação da/o estudante pelo período em que esteve vinculado à Instituição. Ele é registrado e tem validade de Curso Livre.

Não. O percurso em Psicanálise constitui-se num CURSO LIVRE. É amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97.

A prática psicanalítica é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50/2002, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso257/57), LC 147/14 (art. 5-I, IV) e Lei 12.933/08. 

Não. O exercício da psicanálise consiste em uma ocupação. Ela não é regulamentada enquanto profissão- e desta forma, não existe- legalmente- vinculação ao órgão de classe/conselho. Da mesma forma, não existe documento com valor legal (carteira profissional), comparado às profissões reconhecidas legalmente. Por fim, por não se constituir em uma profissão regulamentada, o percurso oferecido não possui oficio para a realização de estágios.

A Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC) desenvolve suas atividades na modalidade online, com encontros presenciais em diferentes locais do Brasil. Em Curitiba/PR os momentos presenciais ocorrem mediante AGENDAMENTO – Avenida Cândido de Abreu, 381, Centro Cívico.
Visão Geral de Privacidade

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