FORMAÇÃO EM
PSICANÁLISE
Início do percurso
Valor
Metodologia
Modalidade: online.
Duração
O valor investido refere-se à participação por até 36 meses nos diferentes espaços de transmissão da psicanálise, descritos a seguir.
Requisitos
(1) Graduação concluída (em diferentes áreas).
(2) Estar em análise (ou com possibilidade de início).
(3) Disponibilidade para participação nos eventos oferecidos.
O PERCURSO
ESTUDO
TEÓRICO-CLÍNICO
Estudo das principais obras que compõem as bases da psicanálise. Conteúdo transmitido através de: seminários teóricos; encontros de discussão dos conceitos freudianos; introdução aos pós-freudianos; estudos clínicos. Tem-se ainda as atividades gerais: café & psicanálise; luz, câmera & psicanálise; e seminários de curta duração.
ANÁLISE
SUPERVISÃO
PRODUÇÃO
TEÓRICA
1 . ESTUDO TEÓRICO-CLÍNICO
Seminários das Obras de Freud
Discussão dos conceitos Psicanalíticos e Clinica Psicanalítica
Introdução aos Pós-Freudianos
Espaços voltados para o estudo do pensamento de A. Freud, M Klein, D. Winnicott, e J. Lacan.
Estudos Clínicos
Produção teórica
ATIVIDADES GERAIS
Seminários de curta duração - Lives EPC
Café & Psicanálise
Convidados debatem temas da psicanálise e sua relação com a cena contemporânea. Periodicidade: encontros bimestrais.
Luz, Câmera & Psicanálise
Seminário de Pesquisa
2 . ANÁLISE
A análise é condição obrigatória para aqueles que vivenciam o percurso psicanalítico.
Importante: É condição para o ingresso/permanência na Formação a vivência da análise.
O/a estudante pode realizar as sessões com profissionais da sua escolha- sejam vinculados à EPC ou não.
Durante o percurso a/o estudante deverá proceder com a entrega da declaração de realização de análise, assinada pela/o profissional responsável.
3 . SUPERVISÃO
A Supervisão consiste num espaço de trocas, reflexões, problematizações e estudos com base em situações clínicas.
É também o lugar onde podem ser levadas as questões relativas ao sintoma, à fantasia, aos desejos, às passagens ao ato, aos acting-outs, dentre outros.
Metodologia: A supervisão ocorre em espaços grupais e é direcionada por discussões da clínica contemporânea.
Importante: Os grupos de supervisão são oferecidos semestralmente. O principal objetivo consiste em oportunizar uma experiência concreta de acompanhamento da clínica psicanalítica.
4 . PRODUÇÃO TEÓRICA
Durante o percurso o/a estudante elabora 02 artigos – articulando com as bases teóricas, reflexões pessoais e experiência clínica.
Para a produção textual, o/a estudante conta com espaços de trocas, discussões e socialização das propostas e produções.
Os materiais produzidos em meio ao percurso poderão ser submetidos à periódicos e apresentados em Seminários e eventos da EPC e demais Associações psicanalíticas.
NOSSA EQUIPE
Psicanalista com licenciatura em Filosofia, Darci cria conteúdos criativos e acessíveis para redes sociais, unindo sua vivência pessoal, estudos, supervisão, análise, e referências culturais (leituras, filmes, música). Com uma visão ampla da clínica e da vida, suas reflexões conectam Psicanálise e os laços sociais atuais.
Psicanalisa. O percurso psicanalítico é construído com dedicação, afeto e conhecimento. Estes são os principais pilares da Renata que tem sido o diferencial na Formação! Ela é responsável, também, pela gestão comercial, acolhida, trocas e esclarecimento de dúvidas referentes ao ingresso na EPC.
RELATOS DO PERCURSO
SAIBA MAIS
Sobre o percurso
Vinculação
Reconhecimento e exercício da clínica
A Formação oferecida pela EPC constitui-se num CURSO LIVRE. É amparada pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97).
Formação permanente
O percurso que oferecemos é construído na perspectiva de formação permanente.
Durante o período de vinculação a/o estudante participa de diferentes espaços. Todos foram planejados com o intuito de oferecer a base teórica e clínica que sustenta a vivência da psicanálise.
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!
12
PARCELAS DE
R$150,00
(CARTÃO DE CRÉDITO, BOLETO OU PIX)
À VISTA
R$1.800,00
PERGUNTAS FREQUENTES
1. Eu preciso ser psicólogo ou médico para realizar a Formação?
2. Ao concluir o percurso, serei psicanalista?
3. Em quanto tempo concluirei a Formação?
4. O que está incluso na Formação?
5. A Formação são aulas gravadas?
6. A análise é obrigatória?
A análise é obrigatória para a vivência do percurso. A/o estudante é livre para a escolha do/a profissional, podendo ser vinculado à EPC ou outra Instituição.
7. Terei direito a certificado?
8. O percurso em Psicanálise é regulamentado pelo MEC?
Não. O percurso em Psicanálise constitui-se num CURSO LIVRE. É amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97.
A prática psicanalítica é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50/2002, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso257/57), LC 147/14 (art. 5-I, IV) e Lei 12.933/08.
9. A Formação oferece estágio, carteirinha e registro em conselho?
Não. O exercício da psicanálise consiste em uma ocupação. Ela não é regulamentada enquanto profissão- e desta forma, não existe- legalmente- vinculação ao órgão de classe/conselho. Da mesma forma, não existe documento com valor legal (carteira profissional), comparado às profissões reconhecidas legalmente. Por fim, por não se constituir em uma profissão regulamentada, o percurso oferecido não possui oficio para a realização de estágios.