FORMAÇÃO EM

PSICANÁLISE

Venha viver a psicanálise com a EPC! Aqui o percurso é contínuo e repleto de novos saberes, vivências e imersão!

Início do percurso

Turma 30 - início 05/11

Valor

12
parcelas de
R$150,00
(cartão de crédito, boleto ou pix).
R$1.800,00
à vista.

Metodologia

Vivência permanente da psicanálise através de seminários, estudos clínicos, estudos das obras de Freud e demais eventos. Contempla ainda a participação em espaços de análise e supervisão.
Modalidade: online.

Duração

O valor investido refere-se à participação por até 36 meses nos diferentes espaços de transmissão da psicanálise, descritos a seguir.

Requisitos

(1) Graduação concluída (em diferentes áreas).
(2) Estar em análise (ou com possibilidade de início).
(3) Disponibilidade para participação nos eventos oferecidos.

O PERCURSO

ESTUDO
TEÓRICO-CLÍNICO

Estudo das principais obras que compõem as bases da psicanálise. Conteúdo transmitido através de: seminários teóricos; encontros de discussão dos conceitos freudianos; introdução aos pós-freudianos; estudos clínicos. Tem-se ainda as atividades gerais: café & psicanálise; luz, câmera & psicanálise; e seminários de curta duração.

ANÁLISE

Condição obrigatória para a vivência do percurso. O/a estudante tem a opção de realizar a análise com outro profissional/Instituição, tendo de cumprir carga horária mínima e apresentar atestado dessas para finalização da Formação.

SUPERVISÃO

Discussão e reflexão sobre a prática clínica. O/a estudante experiencia espaços de reflexão de casos da clínica.

PRODUÇÃO
TEÓRICA

Espaços de reflexão, pesquisa e produção teórica com base nos estudos teóricos-clínicos. Possibilidade de publicação em periódicos e apresentação em conferências e seminários.

1 . ESTUDO TEÓRICO-CLÍNICO

Seminários das Obras de Freud
Estudo contínuo das obras/textos de Sigmund Freud.
Periodicidade: encontros mensais.
Discussão dos conceitos Psicanalíticos e Clinica Psicanalítica
Aprofundamento dos conceitos que compõe a abordagem psicanalítica. Contempla: Conceitos básicos; Teoria Freudiana; Sexualidade e Complexo de Édipo; Psicanálise com Crianças; Técnica Psicanalítica; Psicanálise contemporânea; Psicopatologia Psicanalítica; e Clínica Psicanalítica.
Periodicidade: encontros mensais + trilhas do conhecimento (aulas gravadas).
Introdução aos Pós-Freudianos

Espaços voltados para o estudo do pensamento de A. Freud, M Klein, D. Winnicott, e J. Lacan.

Periodicidade: encontros mensais.
Estudos Clínicos
Seminários que discutem a clínica contemporânea a partir de diferentes casos.
Periodicidade: encontros mensais.
Produção teórica
Elaboração de 02 artigos teóricos que sistematizam a experiência do percurso.

ATIVIDADES GERAIS

Espaços abertos de transmissão da psicanálise.
Seminários de curta duração - Lives EPC
Encontros de discussão dos principais temas da clínica contemporânea.
Café & Psicanálise

Convidados debatem temas da psicanálise e sua relação com a cena contemporânea. Periodicidade: encontros bimestrais.

Luz, Câmera & Psicanálise
Debates da teoria psicanalítica tendo como base filmes, seriados e documentários. Periodicidade: encontros bimestrais.
Seminário de Pesquisa
Apresentação das produções científicas, resultado dos estudos dos núcleos de estudo e pesquisa da EPC.

2 . ANÁLISE

A análise é condição obrigatória para aqueles que vivenciam o percurso psicanalítico.

Importante: É condição para o ingresso/permanência na Formação a vivência da análise.

O/a estudante pode realizar as sessões com profissionais da sua escolha- sejam vinculados à EPC ou não.

Durante o percurso a/o estudante deverá proceder com a entrega da declaração de realização de análise, assinada pela/o profissional responsável.

3 . SUPERVISÃO

A Supervisão consiste num espaço de trocas, reflexões, problematizações e estudos com base em situações clínicas.

É também o lugar onde podem ser levadas as questões relativas ao sintoma, à fantasia, aos desejos, às passagens ao ato, aos acting-outs, dentre outros.

Metodologia: A supervisão ocorre em espaços grupais e é direcionada por discussões da clínica contemporânea.

Importante: Os grupos de supervisão são oferecidos semestralmente. O principal objetivo consiste em oportunizar uma experiência concreta de acompanhamento da clínica psicanalítica.

4 . PRODUÇÃO TEÓRICA

Durante o percurso o/a estudante elabora 02 artigos – articulando com as bases teóricas, reflexões pessoais e experiência clínica.

Para a produção textual, o/a estudante conta com espaços de trocas, discussões e socialização das propostas e produções.

Os materiais produzidos em meio ao percurso poderão ser submetidos à periódicos e apresentados em Seminários e eventos da EPC e demais Associações psicanalíticas.

NOSSA EQUIPE

Alessandra

Mussolini

Psicanalista. Alessandra tem uma trajetória consolidada na psicanálise através da experiência clínica, produção teórica, e inúmeros eventos/cursos realizados. Sua presença na Formação contribui para o aprofundamento constante da vivência psicanalítica.

Ana

Cristina

Psicanalista. Gestora Comercial. Gestora de comunicação. Gestora de contatos institucionais/novos projetos. Acolhida, esclarecimento de dúvidas e fidelização.

Carina

Camacho

Psicanalista. A Carina tem como grandes diferenciais o conhecimento teórico, assim como, o afeto e a escuta na condução dos encontros, supervisão e análise.

Danielle

Machado

Psicanalista. Diretora da EPC. Gestora de novos projetos e práticas pedagógicas. Produtora de conteúdo para redes sociais- instagram e youtube. Participação em diferentes espaços de transmissão da psicanálise.

Darci

Martins

Psicanalista com licenciatura em Filosofia, Darci cria conteúdos criativos e acessíveis para redes sociais, unindo sua vivência pessoal, estudos, supervisão, análise, e referências culturais (leituras, filmes, música). Com uma visão ampla da clínica e da vida, suas reflexões conectam Psicanálise e os laços sociais atuais.

Fabricio

Tavares

Psicanalista, pesquisador e professor universitário. Diretor da EPC. Docente dos cursos oferecidos pela EPC e dos espaços de Formação.

Flávia

Carvalho

Psicanalista. O percurso da Flávia tem sido pautado em um profundo conhecimento da abordagem psicanalítica e da vivência clínica. Escuta, afeto, arte e criatividade fazem parte da sua jornada e tem contribuição significativa na Formação da EPC.

Gabriel

Gómez

Psicanalista. Escuta, escrita e muito conhecimento. Este é o Gabriel que, dentre todas as competências evidencia afeto e cuidado como principais diferenciais, que tanto valorizamos em nossa Formação!

Gisélia

Martini

Psicanalista. A Giselia estabelece diálogos em diferentes espaços de transmissão da psicanálise, o que se reflete em amplo conhecimento do conteúdo teórico e clínico. Através de uma escuta acolhedora, contribui de forma significativa na transmissão da psicanálise.

Iran

Queiroz

Psicanalista. Gestor de sistemas. Responsável pelo monitoramento, suporte e esclarecimento de dúvidas da plataforma EPC.

João Paulo

Severo

Psicanalista. Experiência, conhecimento teórico aprofundado e ampla articulação com outras linhas do pensamento que fundamentam a psicanálise. Este é o João Paulo, que agrega qualidade e profundidade na Formação da EPC!

Marcos

Simões

Psicanalista. Gestor de novos projetos e práticas pedagógicas. Gestor de conteúdo do canal do Youtube. Participação nos espaços de transmissão- espaços ao vivo, materiais gravados, estudos das obras de Freud e suporte ao estudante – dentre outras atividades.

Meg

Lima

Psicanalista. Gestora Comercial. Acolhida, esclarecimento de dúvidas e detalhamento sobre o percurso.

Narcizo

Pieroni

Psicanalista. Conhecimento, experiência e um percurso repleto de contribuições para a psicanálise! Este é o Narcizo, que muito tem a contribuir com a Formação na EPC!

Pedro

Bueno

Psicanalista. Pedro possui amplo conhecimento teórico e vivência clínica - o que muito tem a contribuir com o percurso. Autor de reflexões sempre pertinentes e provocativas que instigam à uma busca constante de novos saberes e aprofundamento na jornada!

Renata

Posada

Psicanalisa. O percurso psicanalítico é construído com dedicação, afeto e conhecimento. Estes são os principais pilares da Renata que tem sido o diferencial na Formação! Ela é responsável, também, pela gestão comercial, acolhida, trocas e esclarecimento de dúvidas referentes ao ingresso na EPC.

Sandra

Pereira

Psicanalista. Conhecimento, vivência e acolhida. Estes são alguns reflexos do trabalho desenvolvido pela Sandra - os quais contribuem para um percurso repleto de novas aprendizagens e aprofundamento.

Sandro

Cavallote

Psicanalista. Com um grande foco em estilos de linguagem, Psicanálise Contemporânea e dinâmica acessível, Sandro acredita que a psicanálise pode ser uma ferramenta de inclusão e transformação social.

Valéria

Maria

Psicanalista. A Valéria possui grande conhecimento no campo psicanalítico. Aliando arte e psicanálise, tem uma contribuição significativa nos espaços de transmissão da psicanálise da EPC!

RELATOS DO PERCURSO

SAIBA MAIS

Sobre o percurso

Consideramos a psicanálise um percurso singular e permanente. Ela é vivência, imersão e aprofundamento. Os espaços oferecidos têm por objetivo a troca, as reflexões e o constante aprofundamento da teoria e da clínica psicanalítica.

Vinculação

A vinculação tem a duração de até 36 meses. Concluído o período, o/a estudante poderá dar continuidade ao percurso na EPC participando de outros espaços de formação permanente- Pares, NEPPA, cursos – dentre outros.

Reconhecimento e exercício da clínica

A Formação oferecida pela EPC constitui-se num CURSO LIVRE. É amparada pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97).

Formação permanente

O percurso que oferecemos é construído na perspectiva de formação permanente.

Durante o período de vinculação a/o estudante participa de diferentes espaços. Todos foram planejados com o intuito de oferecer a base teórica e clínica que sustenta a vivência da psicanálise.

NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!

12

PARCELAS DE

R$150,00

(CARTÃO DE CRÉDITO, BOLETO OU PIX)

À VISTA

R$1.800,00

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Eu preciso ser psicólogo ou médico para realizar a Formação?
NÃO. O percurso em Psicanálise é voltado para profissionais graduados em diferentes áreas.
Autorizar-se como psicanalista é um processo individual e particular, não condicionado a um curso, evento ou participação em espaços de transmissão. Sempre orientamos aqueles que têm interesse em ocupar esse lugar a refletirem sobre esse desejo em sua análise pessoal.
Destacamos que o percurso é contínuo e carece de constante aprofundamento. A trajetória vivenciada com a EPC consiste em até 36 meses. Após, a/o estudante pode seguir vinculado participando do GRUPO PARES, ou outros cursos oferecidos pela EPC- tendo de investir novos valores.
Estão inclusos inúmeros eventos: seminários, aulas, estudos teóricos, estudos clínicos, acesso à plataforma com aulas gravadas (trilhas) e demais eventos abertos da EPC. Também é disponibilizada a participação em um grupo de supervisão para a vivência da experiência clínica. Sempre apresentamos o cronograma anual no início de cada semestre.
Oferecemos, sim, conteúdos gravados, porém estes são introdutórios e basilares. O percurso se constrói a partir dos espaços AO VIVO de interação- seminários, estudos teóricos, estudos clínicos- assim como, e essencialmente, da vivência da análise e da participação em espaços de supervisão. A transmissão da psicanálise se dá para e entre pares. A participação em espaços de interação é fundamental e constitutiva da experiência psicanalítica. Além disso, consideramos a análise como espaço fundamental da construção do psicanalista.

A análise é obrigatória para a vivência do percurso. A/o estudante é livre para a escolha do/a profissional, podendo ser vinculado à EPC ou outra Instituição.

A EPC emite um documento que certifica a participação da/o estudante pelo período em que esteve vinculado à Instituição. Ele é registrado e tem validade de Curso Livre.

Não. O percurso em Psicanálise constitui-se num CURSO LIVRE. É amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97.

A prática psicanalítica é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50/2002, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso257/57), LC 147/14 (art. 5-I, IV) e Lei 12.933/08. 

Não. O exercício da psicanálise consiste em uma ocupação. Ela não é regulamentada enquanto profissão- e desta forma, não existe- legalmente- vinculação ao órgão de classe/conselho. Da mesma forma, não existe documento com valor legal (carteira profissional), comparado às profissões reconhecidas legalmente. Por fim, por não se constituir em uma profissão regulamentada, o percurso oferecido não possui oficio para a realização de estágios.

A Escola de Psicanálise de Curitiba (EPC) desenvolve suas atividades na modalidade online, com encontros presenciais em diferentes locais do Brasil. Em Curitiba/PR os momentos presenciais ocorrem mediante AGENDAMENTO – Avenida Cândido de Abreu, 381, Centro Cívico.