
FORMAÇÃO EM
PSICANÁLISE
Ingresso
Etapa 01 – Acolhimento inicial com psicanalista da EPC: apresentação do programa, critérios de participação e esclarecimento de dúvidas.
Etapa 02 – Envio e análise da documentação.
Etapa 03 – Oficialização do ingresso.
Valor
Metodologia
Vivência contínua da psicanálise por meio de seminários, estudos clínicos, leitura das obras de Freud e participação em diversos eventos. A formação contempla ainda espaços de análise e supervisão, fundamentais para a experiência e aprofundamento clínico.
Modalidade
Estudo teórico-clínico- online. Encontros síncronos e material complementar assíncronos disponibilizados ao longo do percurso.
Duração
O valor investido refere-se à participação por até 36 meses nos diferentes espaços de transmissão da psicanálise, descritos a seguir.
Requisitos
(1) Ter conhecimento das bases teóricas da psicanálise e demonstrar interesse em aprofundá-las.
(2) Estar em processo de análise durante todo o percurso (com apresentação de declaração semestral).
(3) Ter disponibilidade para participar dos encontros síncronos oferecidos (conforme cronograma do percurso).
(4) Ter concluído graduação em curso de nível superior reconhecido pelo MEC.
O PERCURSO
ESTUDO
TEÓRICO-CLÍNICO
Estudo das principais obras que compõem as bases da psicanálise. Conteúdo transmitido através de: seminários teóricos; encontros de discussão dos conceitos freudianos; introdução aos pós-freudianos; estudos clínicos. Tem-se ainda as atividades gerais: café & psicanálise; luz, câmera & psicanálise; e seminários de curta duração.
ANÁLISE
SUPERVISÃO
PRODUÇÃO TEÓRICA
1 . ESTUDO TEÓRICO-CLÍNICO

Seminários das Obras de Freud

Discussão dos conceitos Psicanalíticos e Clinica Psicanalítica

Introdução aos Pós-Freudianos
Espaços voltados para o estudo do pensamento de A. Freud, M Klein, D. Winnicott, e J. Lacan.

Estudos Clínicos
ATIVIDADES GERAIS

Seminários de curta duração - Lives EPC

Café & Psicanálise
Convidados debatem temas da psicanálise e sua relação com a cena contemporânea. Periodicidade: encontros bimestrais.

Luz, Câmera & Psicanálise

Seminário de Pesquisa
2 . ANÁLISE
A análise é condição obrigatória para aqueles que vivenciam o percurso psicanalítico.
Importante: É condição para o ingresso/permanência na Formação a vivência da análise.
O/a estudante pode realizar as sessões com profissionais da sua escolha- sejam vinculados à EPC ou não.
Durante o percurso a/o estudante deverá proceder com a entrega da declaração de realização de análise, assinada pela/o profissional responsável.

3 . SUPERVISÃO

A Supervisão consiste num espaço de trocas, reflexões, problematizações e estudos com base em situações clínicas.
É também o lugar onde podem ser levadas as questões relativas ao sintoma, à fantasia, aos desejos, às passagens ao ato, aos acting-outs, dentre outros.
Metodologia: A supervisão ocorre em espaços grupais e é direcionada por discussões da clínica contemporânea.
Importante: Os grupos de supervisão são oferecidos semestralmente. O principal objetivo consiste em oportunizar uma experiência concreta de acompanhamento da clínica psicanalítica.
4 . PRODUÇÃO TEÓRICA
Durante o percurso o/a estudante elabora 02 artigos – articulando com as bases teóricas, reflexões pessoais e experiência clínica.
Para a produção textual, o/a estudante conta com espaços de trocas, discussões e socialização das propostas e produções.
Os materiais produzidos em meio ao percurso poderão ser submetidos à periódicos e apresentados em Seminários e eventos da EPC e demais Associações psicanalíticas.

Equipe - Turma 33

Carlos
Moura
Psicanalista. Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Laboratório de Etnopsicologia da FFCLRP-USP/FAPESP; Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas).

Carolina
Miranda
Psicanalista, com formação sustentada pelo tripé analítico composto por instituições de psicanálise, grupos de estudos independentes e cursos livres. Pós-graduada em Psicanálise Contemporânea do Século XXI (FAAP). Especialista em Psicanálise e Adolescência (EPC). Pós-graduanda em Psicanálise e Adolescências (Sirius–EPC). Graduada em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em História da Arte (PUC-SP). Integrante e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Adolescência (NEPPA/EPC). Podcaster do "Sepapod" (podcast do NEPPA/EPC), com temas voltados à adolescência, cultura, contemporaneidade e psicanálise.

Psicanalista. Mestrado em Serviço Social (PUC/RS). Especialista em Psicanálise (Faculdade Única/MG); e Neurociências e comportamento (Faculdade Intervale/MG). Possui graduação em Filosofia (Faculdade Única/MG) e Serviço Social (ULBRA/RS). Docente de cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos em Psicanálise e Adolescência (NEPPA/EPC); e ao Núcleo de estudos das obras de W. Bion (Instituto W. Bion/POA). Interessa-se especialmente pelas relações entre psicanálise, arte, estética, subjetivação e políticas do cuidado, propondo uma escuta que ultrapassa o setting tradicional e se inscreve no cotidiano e nas tramas sociais.

Psicanalista. Possui especializações em Psicanálise , em Cultura e criação e em Liderança e gestão de equipes. Graduada em Artes Visuais. Coordenadora de grupos de estudo e grupos de supervisão junto ao ITP- Instituto tripé psicanalítico e segue construindo seu percurso contínuo na psicanálise de orientação Freud Lacaniana junto a EA do inconsciente.

Psicanalista. Mestrando em Educação. Especialista em Neuropsicologia (Faculdade Metropolitana/SP). Especialista em Neuropsicanálise e Terapia de Casal (Facuminas-MG). Especialista em Gestão de Negócios (FATEC-SP) e em Gestão de Projetos (MAX PLANCK-SP). Graduado em Tecnologia em Comércio Exterior (FATEC-SP). Graduando em Psicopedagogia.

Psicanalista. Pós-graduada em Psicanálise Clinica pela EMH- UNIFAAT. Graduada em Administração de Empresas com ênfase em comércio exterior pelo Centro Universitário de Cascavel – UNIVEL. Cofundadora do Instituto Tripe Psicanalítico. Coordenação do núcleo feminino da AMPE. Implementadora NR1 Saúde mental e emocional corporativa.

Psicanalista, Psicopedagogo, Professor, Bel. em Direito (com atuação no Judiciário Federal), Escritor. Especialista em Psicologia e Psicanálise (Faculdade Metropolitana de São Paulo). Especializando em Psicanálise da infância e da adolescência (Escola Mineira de Humanidades, em parceria com a Faculdade Mineira Educacional). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Pe. João Bagozzi). Bacharel em Direito – (Universidade Salesiana de Direito/UNISAL. Licenciado em História (Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena).

Psicanalista. Possui especializações em Sexologia pela UNOESC (pós-graduação latu sensu); em Filosofia e Psicanálise pela FAMA-RO (pós-graduação latu sensu); em Psicanálise pela EMH-UNIFAAT (pós-graduação latu sensu). É pós-graduanda em Sexologia Clínica pela FAMEESP. Graduada em Direito.

Psicanalista, escritor, professor e comunicólogo. Especializado em Psicanálise com Adolescentes e Semiótica e Análise do Discurso. Pós-graduado em Psicanálise e Análise do Cotidiano (PUC). Possui graduação em Comunicação Social (UBC). Coordenador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Adolescência (Neppa/EPC). Desenvolve diversos conteúdos, textos, transmissões que envolvam psicanálise, cultura e contemporaneidade. Podcaster em “Psicanálise e Comunicação”. Autor de 3 volumes de “Psicanálise e Comunicação”.

Psicanalista, professora e atriz. Especializada em Psicologia Intercultural na prática clínica (PSI Terapia no Exterior – EUA). Especialista em Psicanálise: Clínica Lacaniana (Unifil/ESPE-PR). Mestre em Teatro pela UDESC-SC. Especialista em Fundamentos estéticos e metodológicas da arte e Graduada em Educação Artística – Teatro (bacharelado e licenciatura) FURB-SC. Cursou as disciplinas de doutoramento no PPGAC da UDESC-SC como aluna de regime especial. Psicanalista no Diretório Internacional do Psi Terapia no Exterior e na VM Psicanálise.
RELATOS DO PERCURSO
SAIBA MAIS
Sobre o percurso
Vinculação
Reconhecimento e exercício da clínica
A Formação oferecida pela EPC constitui-se num CURSO LIVRE. É amparada pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97).
Formação permanente
O percurso que oferecemos é construído na perspectiva de formação permanente.
Durante o período de vinculação a/o estudante participa de diferentes espaços. Todos foram planejados com o intuito de oferecer a base teórica e clínica que sustenta a vivência da psicanálise.
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!
12
PARCELAS DE
R$150,00
(CARTÃO DE CRÉDITO, BOLETO OU PIX)
À VISTA
R$1.800,00
PERGUNTAS FREQUENTES
1. É necessário ser psicólogo ou médico para realizar a Formação?
2. Ao concluir o percurso, serei psicanalista?
3. Em quanto tempo concluirei a Formação?
4. O que está incluso na Formação?
5. A Formação são aulas gravadas?
6. A análise é obrigatória?
A análise é obrigatória para a vivência do percurso. A/o estudante é livre para a escolha do/a profissional, podendo ser vinculado à EPC ou outra Instituição.
7. Terei direito a certificado?
8. O percurso em Psicanálise é regulamentado pelo MEC?
Não. O percurso em Psicanálise constitui-se num CURSO LIVRE. É amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97.
A prática psicanalítica é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50/2002, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso257/57), LC 147/14 (art. 5-I, IV) e Lei 12.933/08.
9. A Formação oferece estágio, carteirinha e registro em conselho?
Não. O exercício da psicanálise consiste em uma ocupação. Ela não é regulamentada enquanto profissão- e desta forma, não existe- legalmente- vinculação ao órgão de classe/conselho. Da mesma forma, não existe documento com valor legal (carteira profissional), comparado às profissões reconhecidas legalmente. Por fim, por não se constituir em uma profissão regulamentada, o percurso oferecido não possui oficio para a realização de estágios.