Existem muitas maneiras de se aproximar das obras de Freud.
- Alguns preferem seguir a ordem cronológica, acompanhando o desenvolvimento das ideias ao longo do tempo.
- Outros optam por uma leitura temática, dedicando-se aos assuntos que mais despertam interesse.
- Há ainda quem adote uma leitura livre ou aleatória — começando, por exemplo, pelos últimos textos escritos e retornando aos primeiros como base para compreender a construção dos conceitos.
👉 Independentemente da forma escolhida, a leitura das obras de Freud é fundamental — em qualquer linha de vivência clínica. Ao longo de seus textos, é possível perceber como cada conceito foi se transformando, ganhando novos contornos, atravessado por dúvidas, reformulações e descobertas.
Na EPC, consideramos as obras freudianas como um pilar essencial do percurso. Por isso, realizamos mensalmente o evento “Seminário das Obras de Freud”, dedicado à leitura e reflexão sobre seus textos fundamentais.
🚀 E temos uma novidade: além dos encontros mensais, teremos também, semanalmente, um Roteiro de Leitura dos textos essenciais de Freud. Semanalmente, seguindo a ordem cronológica, indicaremos uma obra e traremos breves tópicos que servirão como guia para reflexão e aprofundamento.
Essa é mais uma forma de enriquecer o seu percurso, oferecendo um caminho de estudo contínuo e vivo — em contato direto com a base teórica que sustenta, há mais de um século, a psicanálise.
Texto escrito por Fabricio Tavares, Psicanalista, graduado em filosofia e serviço social; especialista em psicanálise; mestre em serviço social.